Incidente aconteceu nas instalações de Natanz, perto da capital, Teerã
Maxar Technologies via AFP - ArquivoA instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irã, sofreu um apagão neste domingo (11), como resultado de um ato de "terrorismo antinuclear", denunciou a Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA).
"A República Islâmica do Irã, ao mesmo tempo em que condena essa ação inútil, ressalta a necessidade de que a comunidade internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) enfrentem esse terrorismo antinuclear", declarou o chefe da OIEA, Ali Akbar Salehi, em comunicado divulgado pela TV estatal.
O incidente, noticiado primeiramente pela agência de notícias oficial Fars, citando o porta-voz da OIEA, Behrouz Kamalvandi, ocorreu um dia depois que o complexo Chahid-Ahmadi-Rochan de Natanz colocou em operação novos conjuntos de centrífugas, apesar de serem proibidas pelo acordo em relação ao programa nuclear iraniano, firmado em 2015. A referida usina é um dos principais centros do programa nuclear da República Islâmica.
"Tivemos um acidente em uma parte da rede elétrica da instalação de enriquecimento de Chahid-Ahmadi-Rochan. Há um apagão [...], mas não sabemos a causa", informou Kamalvandi em entrevista por telefone à emissora estatal, dando a entender que a falha ainda não havia sido reparada no meio da manhã.
Kamalvandi não especificou se o apagão ocorreu apenas na usina de enriquecimento ou se também afetou outras instalações do complexo.
"Felizmente, não houve mortes, feridos ou contaminação. Não houve nenhum problema em particular, o acidente está sendo investigado", ressaltou o porta-voz à emissora, acrescentando que "não tinha mais informações até o momento".
"Este incidente, que ocorreu [no dia seguinte] ao Dia Nacional da Tecnologia Nuclear e com o Irã fazendo um esforço para que os ocidentais suspendam as sanções, é altamente suspeito de [funcionar como um ato de] sabotagem ou infiltração", denunciou no Twitter o deputado Malek Chariati, porta-voz da Comissão Parlamentar de Energia.