Internacional Irã derruba drone militar dos EUA e alerta sobre 'agressões estrangeiras'

Irã derruba drone militar dos EUA e alerta sobre 'agressões estrangeiras'

Incidente — que teria ocorrido na província iraniana de Hormozgan — é novo capítulo na escalada de tensão entre os dois países

Irã e drone militar dos EUA

EUA diz que drone derrubado era MQ-4C Triton

EUA diz que drone derrubado era MQ-4C Triton

Edwards Air Force Base/Reprodução

Um drone militar dos Estados Unidos foi abatido por forças de segurança iranianas na província de Hormozgan nesta quinta-feira (20), segundo a televisão estatal do Irã. O incidente — que teria ocorrido na província de Hormozgan, no Irã — deve aumentar a tensão entre os dois países. As informações são da agência de notícias Reuters.

A mídia iraniana identificou o drone como um RQ-4 Global Hawk — que, segundo o fabricante, é um modelo não-tripulado que pode voar pode por mais de 30 horas, reunindo imagens de alta resolução e em tempo real de grandes áreas em todos os tipos de clima.

À Reuters, um porta-voz do comando militar dos Estados Unidos afirmou que não havia aeronaves norte-americanas sobrevoando o território iraniano na quarta-feira (19).

Outro oficial dos Estados Unidos disse que um drone MQ-4C Triton da Marinha americana foi derrubado em espaço aéreo internacional no estreito de Ormuz, situado no golfo de Omã, contradizendo as informações divulgadas pela imprensa do Irã.

O major-general Hossein Salami, que ocupa o posto de comandante-chefe do Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica, declarou que a derrubada do drone dos Estados Unidos é uma mensagem "aberta, clara e categórica: os defensores das fronteiras do Irã vão reagir às agressões estrangeiras. É desta forma que o Irã lida com seus inimigos".