EUA x Irã

Internacional Irã e EUA trocam ameaças sobre navios no Golfo Pérsico

Irã e EUA trocam ameaças sobre navios no Golfo Pérsico

Teerã diz que destruirá navios de guerra norte-americanos, um dia depois de Trump autorizar Marinha a disparar contra embarcações iranianas

Reuters
Salami, da Guarda Revolucionária: 'Destruir qualquer força terrorista dos EUA'

Salami, da Guarda Revolucionária: 'Destruir qualquer força terrorista dos EUA'

Nazanin Tabatabaee/WANA via Reuters - 13.2.2020

O Irã destruirá navios de guerra dos Estados Unidos se a segurança do país for ameaçada no Golfo Pérsico, disse o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, na televisão estatal nesta quinta-feira (23), um dia depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, alertar Teerã por causa do "assédio" a navios dos EUA.

"Ordenei nossas forças navais a destruírem qualquer força terrorista americana no Golfo Pérsico que ameace a segurança de navios militares ou não militares do Irã", disse o chefe da força de elite na TV estatal.

"A segurança do Golfo Pérsico é parte das prioridades estratégicas do Irã."

Trump ordenou que Marinha 'afunde' navios iranianos

Na quarta-feira, Trump disse que os navios da Marinha dos Estados Unidos foram instruídos a disparar e "afundar" canhoneiras iranianas se estas chegarem muito perto. As declarações foram feitas depois que 11 embarcações da força de combate de elite do Irã chegaram perigosamente perto de navios dos EUA no Golfo Pérsico.

"Isto é uma ameaça. Quando eles chegam tão perto assim de nosso barco, e eles têm armas, têm armas mais substanciais naqueles barcos, mas nós os afundaremos."

Mais tarde, Trump disse que não está alterando as regras de combate militar.

Últimas