Internacional Irwin Rose, norte-americano prêmio Nobel de Química, morre aos 88 anos

Irwin Rose, norte-americano prêmio Nobel de Química, morre aos 88 anos

(Reuters) - Irwin Rose, bioquímico norte-americano cujo trabalho pioneiro ajudou no desenvolvimento de tratamentos de câncer cervical e fibrose cística, morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, informou a Universidade da Califórnia.

Rose foi premiado com o Nobel de Química de 2004, ao lado dos pesquisadores Aaron Ciechanover e Avram Hershko, do Instituto de Tecnologia de Israel, por descobrir como as células de plantas e animais se separam e descartam proteínas velhas e danificadas.

“Estas descobertas sobre os mecanismos do ‘beijo da morte’ dentro das células se mostraram revolucionárias, transformando o campo da biologia celular e levando a uma nova compreensão da atividade molecular presente no câncer e em outras doenças”, declarou a universidade.

Erros no processo de degradação podem levar a doenças como o câncer cervical e a fibrose cística, disse a Academia de Ciências Real Sueca na ocasião da concessão do Nobel.

Rose morreu dormindo em Deerfield, no Estado de Massachusetts, disse sua famíla à universidade, onde ele trabalhou durante a fase final da carreira.

(Por Brendan O'Brien)

    Access log