Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel realiza mais uma eleição com previsão de novo impasse

Votação é a terceira em menos de um ano e ocorre às vésperas do julgamento do atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, por corrupção

Internacional|

Mulher de origem árabe vota nas eleições gerais de Israel
Mulher de origem árabe vota nas eleições gerais de Israel Mulher de origem árabe vota nas eleições gerais de Israel

Israel vai às urnas nesta segunda-feira (2) pela terceira vez em menos de um ano para definir a composição do Parlamento e a formação de um novo governo, mas as previsões eleitorais apontam que a eleição israelense terminará novamente em um impasse.

A eleição vem na sequência de votações inconclusivas em abril e setembro que ofuscaram a aura de invencibilidade política antes desfrutada pelo premiê mais longevo de Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, busca a reeleição sob a ameaça de um iminente julgamento de corrupção. Ele nega irregularidades nos três casos de corrupção em que é acusado. O julgamento deve ocorrer em 17 de março, quando as negociações para a montagem de uma coalizão devem estar a pleno vapor.

'Nada a comemorar', diz presidente Rivlin

"Hoje não vejo nada a comemorar", disse o presidente de Israel, Reuven Rivlin, depois de votar, expressando a frustração de todo o país com as disputas eleitorais aparentemente sem fim. "A sensação que tenho não é simples, é até de vergonha, quando encaro vocês, os cidadãos de Israel".

Publicidade

Pesquisas de opinião preveem que nem o partido de direita Likud, de Netanyahu, nem o Azul e Branco, de centro, de seu principal concorrente, o ex-chefe das Forças Armadas Benny Gantz, conseguirá votos suficientes por si só, ou com seus aliados de coalizão, para ter uma maioria governista no Parlamento.

Os israelenses podem votar até as 22h, quando a mídia pode publicar as primeiras pesquisas de bocas de urna e sinalizar se o impasse foi rompido. Mais indefinição pode empurrar Israel, cujo orçamento para 2020 ainda está pendente, ainda mais para um limbo econômico.

Publicidade

Candidatos demonstraram otimismo

Os candidatos estavam mais otimistas que Rivlin, que, como presidente, liderará quaisquer negociações para uma coalizão nas semanas adiante.

Votando em sua cidade-natal nos arredores de Tel Aviv, Gantz disse aos repórteres: "Realmente espero que nas próximas semanas, após os resultados, possamos colocar Israel em um novo caminho".

Publicidade

Netanyahu, que votou em Jerusalém, disse: "Votem. É um dia para se orgulhar".

Ele disse que Israel adotou todas as precauções necessárias para controlar a proliferação do coronavírus, e acrescentou: "As pessoas podem ir votar com confiança completa".

O comparecimento será observado atentamente, particularmente por causa da preocupação com o surto global de coronavírus e as acusações de que foram espalhados rumores de má fé sobre casos da doença em áreas vistas com bastiões de determinados partidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.