Novo Coronavírus

Internacional Japão aprova vacinas contra covid de Moderna e Oxford

Japão aprova vacinas contra covid de Moderna e Oxford

Doses da Moderna já foram importados, e se planeja usá-los em centros de vacinação em massa de Tóquio e Osaka

Reuters

Carlos Osorio/Reuters - 13.4.2021

Agências reguladoras do Japão recomendaram a aprovação das vacinas contra covid-19 desenvolvidas pela Moderna e pela AstraZeneca, fabricante da vacina de Oxford, nesta quinta-feira (20), abrindo caminho para o país acelerar sua arrastada campanha de vacinação.

As recomendações de um comitê do Ministério da Saúde antecedem a aprovação oficial do governo, esperada para sexta-feira, disse o ministro da Saúde, Norihisa Tamura, nesta quinta-feira.

Tamura comparou a aprovação das novas vacinas à construção de trilhos de ferrovia adicionais, dizendo aos repórteres: "Isto significa que a distribuição das vacinas será mais tranquila".

Os suprimentos de doses da Moderna já foram importados, e se planeja usá-los em centros de vacinação em massa de Tóquio e Osaka a partir da semana que vem.

A Takeda Pharmaceutical, a maior farmacêutica do Japão, está encarregada das importações de cerca de 50 milhões de doses da vacina da Moderna, o suficiente para 25 milhões de pessoas. Esta quantidade pode ser dobrada, disse Takeda neste mês.

O Japão iniciou sua campanha de vacinação contra covid-19 no meio de fevereiro usando a vacina da Pfizer, a primeira a ser aprovada para uso no país. Mas a inoculação avança lentamente devido a suprimentos iniciais escassos e outros gargalos logísticos.

O Japão inoculou 3,9% de seus cerca de 125 milhões de habitantes até agora, a taxa mais baixa entre os maiores e mais ricos dos países.

Últimas