Eleições EUA 2020

Internacional Joe Biden vence primárias na Carolina do Sul e passa Sanders

Joe Biden vence primárias na Carolina do Sul e passa Sanders

Biden concorreu três vezes anteriormente; segundo eleitores negros, o apoio do congressista James Clyburn a Biden foi fator decisivo

  • Internacional | Do R7, com Reuters

Joe Biden concorreu três vezes antes de obter uma vitória

Joe Biden concorreu três vezes antes de obter uma vitória

REUTERS/Elizabeth Frantz

Joe Biden foi escolhido nas primárias democratas da Carolina do Sul neste sábado (29), revivendo sua campanha para a Casa Branca e interrompendo a onda do líder nacional Bernie Sanders, que terminou em segundo lugar.

Leia mais: Sanders se consolida com vitória nas primárias democratas em Nevada

A Television networks e a Edison Research, que realizaram pesquisas na saída na da votação do Estado da Carolina do Sul, afirmaram que Biden foi o vencedor. As pesquisas mostraram que o ex-vice-presidente bateu Sanders entre uma ampla variedade de grupos demográficos e ideológicos.

Biden precisava de uma vitória decisiva na Carolina do Sul, onde sua popularidade entre os eleitores negros se mostrou decisiva em um estado em que mais da metade do eleitorado democrata é negro, depois de fracas exibições nas duas primeiras competições em Iowa e New Hampshire.

A vitória dá a ele um novo impulso à medida que a corrida democrata para encontrar um desafiante ao presidente republicano Donald Trump se amplia rapidamente, com as primárias da Super Terça-Feira em 14 estados que premiarão um terço dos delegados nacionais disponíveis em um único dia.

Sanders, um senador progressista dos EUA em Vermont que se tornara o líder nacional, terminou em segundo lugar. Tom Steyer, um bilionário que se tornou ativista e passou muito tempo na Carolina do Sul, em terceiro.

Quase oito dos dez eleitores da Carolina do Sul disseram ter uma visão favorável de Biden, em comparação com cinco dos dez que veem o rival Sanders favoravelmente, apontaram as pesquisas.

Ainda de acordo com os resultados, cerca de seis dos 10 eleitores da Carolina do Sul disseram que o apoio do influente congressista negro James Clyburn a Biden na quarta-feira foi um fator em sua decisão.

Cerca da metade quer um candidato que retorne às políticas do presidente democrata Barack Obama, um argumento-chave de Biden, que era vice-presidente de Obama.

Últimas