Novo Coronavírus

Internacional Kim Jong-un parabeniza Xi Jinping por 'sucesso' contra a pandemia

Kim Jong-un parabeniza Xi Jinping por 'sucesso' contra a pandemia

Líder da Coreia do Norte diz que China conseguiu 'vitória sem precedentes' e destacou 'forma tática e estratégica' com que doença foi controlada

Kim Jong-un, em foto de março de 2020

Kim Jong-un, em foto de março de 2020

Yonhap via EFE-EPA - 2.3.2020

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou uma mensagem para parabenizar o presidente da China, Xi Jinping, pelo "sucesso" ao conter a pandemia de covid-19 no país, informou nesta sexta-feira (8) a agência oficial norte-coreana KCNA.

Kim destacou que Xi "está conseguindo uma vitória sem precedentes na guerra contra a epidemia e controlando a situação global de forma tática e estratégica, enquanto lidera o partido e o povo da China".

Na mesma mensagem, Kim Jong-un desejou "boa saúde" a Xi e disse estar convicto que a China "concretizará os êxitos alcançados até agora e continuará a expandi-los, até que seja conseguida uma vitória final" sob a "sábia orientação" do presidente chinês.

A agência norte-coreana não especificou quando a mensagem foi enviada a Pequim. Kim já havia elogiado várias vezes o trabalho do governo chinês no controle da pandemia, cujo alcance real é desconhecido na Coreia do Norte desde que o regime decidiu fechar completamente as fronteiras, no final de janeiro, devido ao avanço do coronavírus no país vizinho.

Os novos elogios de Kim a Xi vêm após o ditador norte-coreano ter reaparecido na imprensa estatal no sábado passado, depois de uma ausência de 21 dias em público, período durante o qual o líder não compareceu a vários eventos importantes do regime.

Últimas