Novo Coronavírus

Internacional Líbano entra em alerta por aumento de casos de covid-19

Líbano entra em alerta por aumento de casos de covid-19

Ponto mais crítico é em Beirute, onde além dos infectados estão os feridos pela explosão no porto. País ficará fechado por duas semanas

  • Internacional | Da Ansa Brasil

Líbano decreta estado de alerta por 2 semanas

Líbano decreta estado de alerta por 2 semanas

Hannah McKay/Reuters - 12.8.2020

O governo interino do Líbano declarou "estado de alerta geral" por conta do aumento dos casos do novo coronavírus no país, informou o ministro interino da Saúde, Hamad Hassan, nesta segunda-feira (17). O boletim oficial informa que foram 439 infectados nas últimas 24 horas.

"Nós declaramos o estado de alerta geral, mas nós temos a necessidade de tomar uma decisão corajosa e fechar o país por duas semanas", afirmou Hassan à rádio Voice of Lebanon.

Segundo o ministro, o problema mais crítico ocorre na capital, Beirute, onde o setor da saúde "está à beira do abismo" tanto por conta do coronavírus como pela quantidade de pessoas que ainda precisam de atendimento médico por conta das explosões registradas no dia 4 de agosto.

Hospitais danificados

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que mais da metade dos hospitais e centros médicos da capital estavam "fora de serviço" - incluindo os três maiores de Beirute.

Hoje, Hassan confirmou a informação e destacou que quatro hospitais que tinham áreas específicas para atender pacientes com o novo coronavírus não podem mais ser usados ainda por conta da explosão.

"Na capital, as unidades de terapia intensiva e os serviços de luta contra a pandemia nos hospitais públicos estão todos lotados", acrescentou.

Avanço do coronavírus

O Líbano vinha lidando bem com o avanço da pandemia no país, tendo controlado a quantidade de casos por conta de um lockdown bem implantado. No entanto, por conta das explosões, as medidas restritivas e de isolamento foram revogadas para que as pessoas pudessem reconstruir o que foi destruído.

Até o momento, conforme dados do Centro Universitário Johns Hopkins, o Líbano tem 8.881 casos de Covid-19 e 103 mortes confirmadas.

Últimas