Brexit: Reino Unido fora da União Europeia
Internacional Líder trabalhista pede eleições caso não haja mudança em Brexit

Líder trabalhista pede eleições caso não haja mudança em Brexit

Acordo de divórcio foi rejeitado pela terceira vez. Jeremy Corbyn defende que Parlamento precisa conseguir "um acordo melhor para o país"

Líder trabalhista pede eleições caso não haja mudança em Brexit

Líder da oposição defende novas eleições

Líder da oposição defende novas eleições

Reuters TV via REUTERS 29.3.2019

O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, pediu nesta sexta-feira (29) à primeira-ministra Theresa May que convoque eleições gerais se não houver mudanças em seu acordo do Brexit.

O chefe do principal partido de oposição no Reino Unido, que rejeitou hoje pela terceira vez o acordo de saída selado entre Londres e Bruxelas, perguntou a May se ela "finalmente vai aceitar o fato de que os deputados não apoiam o seu acordo".

A Câmara dos Comuns rejeitou nesta sexta-feira, por 286 votos a favor e 344 contrários, o tratado que os deputados votaram de forma individual, sem a Declaração Política que o acompanha, como tinham feito nas duas ocasiões anteriores.

O líder trabalhista ressaltou que a Câmara tem a "responsabilidade" de encontrar uma maioria para conseguir "um acordo melhor para o país", em uma nova série de "votações indicativas" que acontecerão na próxima segunda-feira no parlamento.

Uma votação semelhante já ocorreu nesta quarta-feira, mas os deputados não chegaram a nenhuma solução de consenso entre as oito alternativas ao Brexit que foram propostas.

Corbyn insistiu que May deve aceitar "que deve sair", não em uma "data futura indeterminada, mas agora", em referência à promessa feita pela premiê a seu grupo parlamentar de que renunciaria se seu acordo fosse aprovado, e precisa convocar eleições gerais.

A primeira-ministra, por sua vez, reprovou o fato de o parlamento ter rejeitado não apenas o acordo, mas todas as alternativas possíveis ao mesmo, o que deixa o Reino Unido em uma situação de bloqueio.