Meio Ambiente

Internacional Líderes comemoram progresso na reunião preparatória para a COP26

Líderes comemoram progresso na reunião preparatória para a COP26

Mais de 50 países participaram da preparação para a cúpula que será realizada em novembro em Glasgow

AFP
Líderes de mais de 50 países participaram da preparação para a COP26 que acontece em novembro

Líderes de mais de 50 países participaram da preparação para a COP26 que acontece em novembro

Reprodução Twitter/@AlokSharma_RDG

Os responsáveis pela Conferência do Clima COP26 comemoraram nesta segunda-feira (26) os avanços alcançados na reunião de Londres, na qual participaram mais de 50 países, em preparação para a cúpula de novembro em Glasgow.

Chuvas intensas, secas e ondas de calor deixam cientistas em alerta

A responsável da ONU para assuntos climáticos, Patricia Espinosa, qualificou como "extremamente positivo" este encontro, que foi realizado presencialmente no domingo e na segunda-feira, pela primeira vez em 18 meses.

Embora ainda existam “desafios” que devem ser resolvidos “para que todos concordem, a participação foi realmente extraordinária”, com a presença de representantes da Ásia, América Latina, África, mas sobretudo líderes de protagonistas como a China ou Estados Unidos, explicou Espinosa em uma   coletiva de imprensa.

O presidente da COP26, o ministro britânico Alok Sharma, também destacou os “avanços” alcançados “em um espírito de cooperação clara”, embora tenha reconhecido que “permanecem diferenças significativas”.

Canadá e Alemanha concordaram com a meta de impulsionar uma ajuda anual de 100 bilhões de dólares para que os países pobres reforçem a transição ecológica.

Os vários representantes também concordaram "em manter o limite de aumento de temperatura em 1,5°C, respectivo ao do período pré-industrial", disse Skarma.

A reunião aconteceu ao mesmo tempo que 195 países começaram a examinar as novas projeções dos especialistas sobre o clima da ONU, um relatório "crucial para o sucesso" da COP26 de novembro.

Últimas