Lisboa tem maior quantidade de casos de covid-19 em um mesmo dia

Com 2,1 mil novos casos de infecção pelo novo coronavírus, Portugal tem seu maior aumento diário desde o início da pandemia, além de 11 novas mortes

O g
overno do primeiro-ministro Antonio Costa tenta frear a expansão da covid-19

O g overno do primeiro-ministro Antonio Costa tenta frear a expansão da covid-19

Rodrigo Antunes / EFE - EPA - 14.10.2020

Portugal registrou nesta quinta-feira mais 2.101 casos de infecção pelo novo coronavírus, a maior marca desde o início da pandemia, segundo dados apresentados pelo governo do país, que ainda anunciou ter ocorrido 11 mortes nas últimas 24 horas.

Leia também: Portugal tem aumento de casos de covid e surto em universidades

Com isso, a quantidade de casos notificados ao longo da crise sanitária provocada pela Covid-19 saltou para 93.294. Além disso, 2.128 pessoas já faleceram após contraírem a doença.

As áreas mais afetadas nessa segunda onda de propagação do novo coronavírus seguem sendo o norte do país, a região metropolitana de Lisboa, além do Vale do Tejo.

Portugal em alerta

Os dados confirmam o crescimento da curva de infecção em Portugal, que hoje elevou o nível de alerta nacional com restrições que, entre outras medidas, reduzem as reuniões de rua e a ocupação de restaurantes a um máximo de cinco pessoas.

Além disso, a capacidade passa a ser limitada a 50 pessoas para celebrações como casamentos ou comunhões. Atividades educacionais não escolares estão suspensas, e as multas por falta de cumprimento das medidas de segurança foram aumentadas.

Enquanto isso, aumentam os apelos sobre a ação do governo diante da saturação do sistema de saúde e com relação aos surtos em universidades, como o que afetou 200 estudantes no Porto e Aveiro, e asilos, como em Beja, onde 83 idosos deram positivo para o patógeno.