Rússia x Ucrânia

Internacional Mais de 1 milhão de refugiados da Ucrânia chegaram à Polônia

Mais de 1 milhão de refugiados da Ucrânia chegaram à Polônia

O total de pessoas que fugiram da invasão russa passa de 1,5 milhão; ONU já considera a pior crise de refugiados na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial

AFP

Louisa Gouliamaki/AFP - 06.03.2022

Mais de 1 milhão de pessoas chegaram à Polônia vindas da Ucrânia desde 24 de fevereiro, fugindo da invasão russa, informaram guardas de fronteira na tarde deste domingo (6).

"Hoje [domingo] às 20h [16h no horário de Brasília], o número de pessoas que entraram na Polônia a partir da Ucrânia ultrapassou 1 milhão. Um milhão de pessoas que ouviram dos guardas, ao cruzar a fronteira, que 'já estão seguros'", detalhou um comunicado publicado no Twitter.

A situação na Ucrânia continua grave, e o total de pessoas que fugiram da invasão russa já passa de 1,5 milhão. "Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse o alto-comissário da ONU para refugiados, Filippo Grandi, à Reuters, em entrevista por telefone.

Grandi também disse que a maioria dos refugiados no momento está entrando em contato com amigos, familiares e outros conhecidos que já vivem na Europa. Ele advertiu, porém, que as ondas futuras serão mais complexas. 

Crianças ucranianas estão entre as maiores vítimas da guerra; veja fotos: 

Últimas