Internacional Manada de elefantes selvagens se aproxima de cidade chinesa

Manada de elefantes selvagens se aproxima de cidade chinesa

As autoridades desconhecem o motivo que levou o grupo de 15 animais, que inclui 3 filhotes, a viajar mais de 500 km pelo país

Reuters
Grupo de elefantes viajou mais de 500 quilômetros dentro da China

Grupo de elefantes viajou mais de 500 quilômetros dentro da China

Reprodução via Reuters TV

Uma manada de 15 elefantes selvagens estava se aproximando da cidade de Kunming, a capital de Yunnan, uma província do sudoeste da China, nesta quarta-feira (2), desafiando tentativas de desviá-la após uma jornada de várias centenas de quilômetros a partir de florestas do sul.

Leia também: China: prédio balança por razão desconhecida e causa pânico

O grupo de elefantes asiáticos, que inclui três filhotes, vivia originalmente em uma reserva natural, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, e atravessou quase 500 quilômetros ao longo de rodovias e campos de cultivo nos últimos três meses.

Os animais estavam a alguns quilômetros dos extremos de Kunming, cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, na tarde desta quarta-feira, segundo a televisão estatal CCTV.

Motivos desconhecidos

Embora não esteja claro por que os elefantes estão seguindo para o norte, a reportagem da Xinhua disse que uma diminuição de plantas comestíveis em hábitats florestais pressiona os animais, cuja quantidade aumentou em Yunnan nas ultimas décadas.

Conflitos entre moradores de vilarejos e elefantes podem emergir à medida que eles deixam áreas protegidas, entram em vilarejos e se alimentam de lavouras. A manada de elefantes em questão já causou cerca de 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,6 milhões) em danos, de acordo com a Xinhua.

Governos municipais de Yunnan, que faz fronteira com Vietnã, Laos e Mianmar, usaram bloqueios de estrada e toneladas de alimentos para tentar alterar o trajeto dos elefantes nas últimas semanas e esvaziaram áreas residenciais.

Últimas