Internacional Medalhista olímpico se declara culpado por ter invadido Capitólio

Medalhista olímpico se declara culpado por ter invadido Capitólio

Klete Keller ganhou um total de cinco medalhas nadando pelos EUA e pode pegar pena de mais de dois anos de prisão

  • Internacional | Letícia Sepúlveda, do R7

Klete Keller sorri após vencer o revezamento 4 x 200m livre masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Klete Keller sorri após vencer o revezamento 4 x 200m livre masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Greg Wood/AFP - 12.08.2008

O americano Klete Keller, duas vezes medalhista de ouro olímpico, confessou na última quarta-feira (29) que participou da invasão do Capitólio dos Estados Unidos, no dia 6 de janeiro, e pode pegar mais de dois anos de prisão.

Keller, de 39 anos, que ganhou um total de cinco medalhas pelos EUA, obstruiu um procedimento oficial enquanto entrou no prédio, de acordo com a NBC News.

A confissão ocorreu depois que os promotores concordaram em retirar outras seis acusações movidas contra o atleta em fevereiro, incluindo conduta desordeira, entrada em um prédio restrito e impedimento da aplicação da lei.

O nadador foi filmado dentro do Capitólio sem máscara e vestindo uma jaqueta do Team USA. Keller será condenado em uma data posterior e deve pegar uma pena de 21 a 27 meses de prisão.

Membros do grupo com quem Keller estava foram vistos empurrando policiais enquanto entravam na área da Rotunda do prédio para protestar contra a vitória de Joe Biden no Colégio Eleitoral. 

O atleta participou dos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). Ele ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. 

Em janeiro, o time de natação dos EUA (USA Swimming) publicou um texto em seu site em que repudiou as atitudes de Keller. "As ações dele não representam de forma alguma os nosos valores ou a nossa missão". 

"Embora tenha sido um nadador dos mais altos níveis de nosso esporte - representando o país e a democracia que ele atacou tão deliberadamente - o senhor Keller não é membro desta organização desde 2008", competou a equipe.

Últimas