Meninos caverna Tailândia
Internacional Médico australiano ajudou a salvar os meninos da caverna na Tailândia

Médico australiano ajudou a salvar os meninos da caverna na Tailândia

Anestesista tem 30 anos de experiência em mergulhos e já participou de outros resgates difíceis em cavernas subaquáticas

Conheço o médico australiano que ajudou a salvar os meninos da caverna

Harris é especialista em resgates em cavernas

Harris é especialista em resgates em cavernas

Reprodução/Facebook

É com a ajuda do médico australiano Richard “Harry” Harris que os meninos presos em uma caverna na Tailândia, há mais de 20 dias, estão sendo resgatados. Até esta segunda-feira (9), oito já foram retirados do local.  

O anestesista, que nasceu em Adelaide, na Austrália, tem mais de 30 anos de experiência em mergulho e já participou de outras missões difíceis em cavernas, de acordo com o jornal australiano The Sidney Morning Herald.

Solicitado para ajudar na missão por mergulhadores britânicos, Harris é elogiado por somar o conhecimento médico com habilidade de mergulho.

Recomeça resgate de meninos em caverna na Tailândia; o que sabe até agora

Bill Griggs, chefe de Harris no serviço de emergência médica South Australia, MedSTAR, onde o anestesista ainda trabalha, elogiou o colega.

— Para fazer mergulho em cavernas, é preciso ter muita atenção aos detalhes e é preciso ser meticuloso.

A ministra de Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, destacou a participação do médico no resgate.

— O médico de Adelaide tem sido uma parte essencial das avaliações de saúde para os meninos.

Outro resgate

Em 2011, Harris foi chamado para resgatar o corpo da amiga Agnes Milowka. Ela ficou sem ar em Tank Cave, perto de Mount Gambier, no sul da Austrália.

Milowka, que já havia trabalhado como dublê no filme Santuário, de James Cameron, ficou desorientada ao tentar sair de uma caverna.

Por causa da complexidade dos quase oito quilômetros de trecho de passagens subaquáticas sinuosoas, o resgate do corpo da mergulhadora foi bastante difícil.

Filmagens

Harris é bem conhecido por praticantes de mergulho em cavernas. Em 2011 e 2012, ele liderou uma equipe para registrar imagens de umas das mais profundas cavernas de água fria do mundo, em busca da nascente do rio Pearse, na Nova Zelândia.

Toda a ação foi filmada pela National Geographic.

    Access log