Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercosul exige desculpas de países que negaram espaço aéreo a Morales

"Foi ratificado um comunicado doutrinal para garantir o direito ao asilo como direito fundamental", afirmou o presidente venezuelano

Internacional|

O Mercosul exigirá, nesta sexta-feira (12), explicações e um pedido público de desculpas aos países europeus que fecharam seu espaço aéreo ao avião presidencial que transportava Evo Morales na semana passada, informou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na reunião plenária do bloco.

Segundo Maduro, o Mercosul resolveu "exigir explicações e um pedido público de desculpas dos países da Europa que agrediram nosso irmão", depois que França, Espanha, Itália e Portugal negaram o sobrevoo de seus territórios, por suspeitas de que o avião que levava Morales transportava também o ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden.

Mercosul deverá publicar declaração conjunta sobre espionagem e asilo político nesta sexta-feira

Microsoft ajudou governo americano a espionar mensagens, revela jornal inglês

Publicidade

Maduro também afirmou que os Estados-membros do bloco concordaram em trabalhar para garantir tanto o direito ao asilo como um direito fundamental quanto a segurança frente à espionagem informática.

"Foi ratificado um comunicado doutrinal para garantir o direito ao asilo como direito fundamental", afirmou Maduro.

Publicidade

O presidente venezuelano também pediu para garantir a segurança informática e criticou a espionagem realizada pelas agências de inteligência americanas, revelado recentemente por Snowden.

Uruguai e Paraguai: dois opostos no Mercosul

Publicidade

Atitude do Paraguai em questionar acordo de Itaipu é tiro no coração do Mercosul

Por fim, o Mercosul afirmou que tem uma tarefa imediata que é reincorporar o Paraguai, suspenso do grupo depois de um julgamento político que destituiu o presidente Fernando Lugo no ano passado.

Maduro defendeu uma reincorporação do Paraguai como membro ativo do Mercosul e manifestou a vontade do bloco que superar os problemas com Assunção.

Para Chomsky, empresas da web permitirão a governos "saber tudo" sobre internautas

Indignada, América Latina exige respostas sobre espionagem dos EUA

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.