julgamento el chapo
Internacional México: filho de 'El Chapo' é preso e violência explode em Culiacán

México: filho de 'El Chapo' é preso e violência explode em Culiacán

Cidade dominada pelo cartel de Sinaloa teve tiroteios nas ruas, depois que a polícia prendeu Ovídio, filho do narcotraficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán

violência méxico

Diversos veículos foram incendiados nesta quinta-feira em Culiacán

Diversos veículos foram incendiados nesta quinta-feira em Culiacán

Reprodução via Twitter

As ruas de Culiacán, capital do estado de Sinaloa, no noroeste do México, foi tomada pela violência na tarde desta quinta-feira (17). Homens armados com fuzis e metralhadoras causaram o caos depois que Ovídio Guzmán Lopez, filho do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi preso.

Ovídio lidera facção do cartel

Ovídio lidera facção do cartel

Reprodução via Twitter

Ovídio é apontado como um dos líderes dos "Chapitos", uma das facções que atualmente formam o cartel de Sinaloa, do qual Chapo foi um dos líderes durante mais de 20 anos. Ele e seu irmão, Iván, foram indiciados nos EUA em fevereiro por tráfico.

O pai, considerado o principal traficante da história do México, está detido nos EUA, onde foi condenado à prisão perpétua no início deste ano.

Leia também: Julgamento de 'El Chapo' nos EUA não deve baixar violência no México

Depois do anúncio da prisão do "herdeiro", em uma operação conjunta da polícia e do exército mexicanos, homens fortemente armados foram vistos circulando em caminhonetes pelo centro de Culiacán.

Imagens da violência

Alguns chegaram a trocar tiros com a polícia e soldados, como mostra o vídeo abaixo, gravado pelo jornalista Ernesto Martínez, que estava dentro de um carro de reportagem. É possível ver um carro com homens armados fazendo um retorno e em seguida, barulhos de muitos tiros. (veja vídeo abaixo)

Homens com armas de grande calibre estavam circulando pelo centro da cidade, aterrorizando os moradores.

Neste outro vídeo, é possível ouvir centenas de disparos, ao longo de mais de um minuto de gravação, enquanto o morador tenta se proteger. No fim, ao ouvir uma arma de maior calibre sendo disparada, ele se esconde dentro de casa.

Aqui, o motorista que transitava por uma avenida para e registra quando um dos traficantes desce e monta posição para atirar com um rifle de longo alcance.

Além de enfrentar as forças de segurança, os homens do cartel também aproveitaram para invadir a prisão local e libertar cerca de 30 presos. Neste vídeo, é possível ver diversos deles invadindo a avenida e parando carros para tomá-los dos motoristas e fugir.

Segundo a imprensa mexicana, o presidente Andrés Manoel López Obrador, ao ser informado da violência, convocou uma reunião com seus principais ministros para definir as ações que irá tomar contra o problema.