Era Trump
Internacional México nunca pagará por muro de Trump, diz ministro mexicano

México nunca pagará por muro de Trump, diz ministro mexicano

Presidente dos EUA vem insistindo novamente que México pagará construção

México nunca pagará por muro, diz ministro da economia mexicano

Modernização do Nafta está em jogo

Modernização do Nafta está em jogo

REUTERS/Carlos Barria/10.01.2018

O México deixou claro que nunca irá pagar pelo muro na fronteira planejado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo afirmou nesta quinta-feira (11) o ministro da economia mexicano, Ildefonso Guajardo, após o líder norte-americano insistir novamente que irá fazer o México pagar pela construção.

“O presidente do México (Enrique Peña Nieto) tem sido muito claro: o México nunca irá pagar por este muro”, tuitou o ministro da Economia, um dia após encontros em Washington.

Trump disse ao Wall Street Journal em entrevista publicada na quinta-feira que o México poderá pagar “indiretamente” pelo muro, que espera conter imigração ilegal, através de mudanças no Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio).

Trump disse que irá deixar o Nafta caso o acordo não seja renegociado a favor dos EUA.

Guajardo foi a Washington para conversas nesta semana com o representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, sobre a modernização do Nafta, de acordo com comunicado do Ministério da Economia do México.

Guajardo escreveu no Twitter que o muro fronteiriço não foi discutido em nenhum momento durante seus encontros com autoridades norte-americanas, ou em negociações sobre como reformular o Nafta.

    Access log