Aquecimento Global
Internacional Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil está satisfeito com acordo climático

Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil está satisfeito com acordo climático

Isabella avaliou que o acordo abrirá uma nova fase de enfrentamento da mudança climática

Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil está satisfeito com acordo climático

Izabella Teixeira elogiou texto final do COP 21

Izabella Teixeira elogiou texto final do COP 21

AP Photo/Eraldo Peres

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse neste sábado (12) que o Brasil está muito satisfeito com as condições do acordo final da conferência do Clima (COP21), que prevê limitar o crescimento da emissão de gases de efeito estufa a 1,5°C. A ministra está em Paris e participou, junto com as delegações de outros países, da análise do texto final que foi aprovado neste sábado pela conferência.

Em declaração divulgada por meio de uma rede social do ministério, a ministra avaliou que o acordo abrirá uma nova fase de enfrentamento da mudança climática.

— Ele [acordo] reflete todas posições que o governo brasileiro defendeu. Trata da visão balanceada de mitigação e adaptação. Traz a questão da transparência do sistema único garantido os meios para que os países em desenvolvimento possam desenvolver seus sistemas, assegurando a soberania nacional, mas também contando com a apoio para a implementação.

"Ambicioso e equilibrado", acordo final sobre mudanças climáticas é apresentado em Paris

Entenda por que é tão difícil chegar a um acordo climático global

O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), entrará em vigor em 2020. É a primiera vez que um acordo global sobre o clima é aprovado.

Conforme o documento, a cada cinco anos, os países deverão prestar contas sobre as ações desenvolvidas para evitar que a temperatura global não aumente mais de 2º C. A redução do aquecimento pretende evitar fenômenos extremos como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.