Internacional Morre chanceler da Síria, Walid Al-Moallem, aos 79 anos

Morre chanceler da Síria, Walid Al-Moallem, aos 79 anos

Moallem foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 2006 e também ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro durante sua carreira

  • Internacional | Do R7, com Reuters

Walid Al-Moallem faleceu na madrugada de segunda-feira (16)

Walid Al-Moallem faleceu na madrugada de segunda-feira (16)

Amr Dalsh/ Reuters/ 15.11.2020

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Al-Moallem, faleceu na madrugada de segunda-feira (16), anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Síria, de acordo com a TV nacional síria.

Não houve detalhes sobre a causa da morte, mas o homem de 79 anos estava há anos mal de saúde e com problemas cardíacos.

Moalem foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 2006 e também ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro.

Leia mais: Al-Assad completa 20 anos no poder na Síria: da 'moderação' à guerra

O veterano diplomata viu a inclinação de seu país em direção ao Irã e à Rússia, que ajudaram a fortalecer o governo de Assad e permitiram que o líder recuperasse a maior parte do território que havia perdido para os insurgentes.

A Síria entrou em guerra civil há quase uma década, depois que Assad, em 2011, começou uma repressão brutal contra os manifestantes que pediam o fim do governo de sua família.

Moalem acusou Washington e o Ocidente de alimentar a agitação do país e rotulou os insurgentes armados de "terroristas" em um conflito que custou dezenas de centenas de milhares de mortes e levou ao êxodo de milhões de refugiados.

Últimas