Internacional Morre ex-presidente da Argélia Abdelaziz Bouteflika, aos 84 anos

Morre ex-presidente da Argélia Abdelaziz Bouteflika, aos 84 anos

TV pública argelina não divulgou a causa da morte do político, que governou o país por quatro vezes entre os anos de 1999 e 2019

  • Internacional | Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP

Abdelaziz Bouteflika se manteve no poder por quatro mandatos seguidos

Abdelaziz Bouteflika se manteve no poder por quatro mandatos seguidos

Ryad Kramdi/AFP - 17.9.2021

O ex-presidente argelino Abdelaziz Bouteflika morreu nesta sexta-feira (17) aos 84 anos, segundo divulgado pela TV pública da Argélia. O comunicado presidencial não informou as causas da morte do ex-governante do país do norte da África.

Bouteflika comandou a Argélia por quatro mandatos entre os anos de 1999 e 2019. O ex-governante precisou deixar o país em abril de 2019 após a pressão de uma série de protestos causados pelo anúncio de que entraria na disputa presidencial pela quinta vez.

Das quatro eleições que participou desde 1999, em apenas uma não houve queixas de irregularidades eleitorais. Bouteflika, que tinha os militares ao seu lado no início de sua carreira política como presidente, viu as Forças Armadas apoiarem sua renúncia em abril de 2019.

Seis anos antes, em 2013, Bouteflika sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou com sequelas. Desde o derrame, o presidente passou a falar menos em público e começou a se deslocar de cadeira de rodas.

Não há informações até o momento sobre o funeral ou enterro de Bouteflika.

Últimas