Internacional Navio de guerra dos EUA navega perto de território chinês

Navio de guerra dos EUA navega perto de território chinês

Forças Armadas chinesas condenaram ação, dizendo que haviam enviado unidades navais e aéreas para acompanhar e afastar navio

Navio de guerra americano navega perto de ilha controlada pela China

Navio de guerra americano navega perto de ilha controlada pela China

Marinha dos EUA.Divulgação via REUTERS

Um navio de guerra dos Estados Unidos navegou nesta sexta-feira (5) perto das Ilhas Paracel, controladas pela China, localizadas no Mar do Sul da China, uma região sob disputa, em uma operação de livre navegação, afirmou a Marinha dos Estados Unidos, a primeira missão desse tipo sob o comando do novo governo do presidente Joe Biden.

As Forças Armadas da China condenaram a ação, dizendo que haviam enviado unidades navais e aéreas para acompanhar e afastar o navio.

A movimentada via naval é um dos muitos pontos críticos das relações entre EUA e China, que incluem uma guerra comercial, sanções norte-americanas, Hong Kong e Taiwan.

A China está irritada por repetidas navegações dos EUA perto de ilhas que Pequim ocupa e controla no Mar do Sul da China. A China afirma que tem soberania irrefutável sobre as áreas e acusou Washington de deliberadamente acirrar as tensões.

A Sétima Frota da Marinha dos EUA afirmou que o contratorpedeiro Jonh S. McCain "reivindicou direitos de navegação e liberdade nas proximidades das Ilhas Paracel, consistentes com a lei internacional".

A operação de livre navegação sustentou os direitos, as liberdades e o uso legal do mar, reconhecidos pela lei internacional, ao desafiar as "restrições ilegais sobre travessias inocentes, impostas por China, Taiwan e Vietnã", disse.

A China assumiu controle total das Paracels em 1974 após uma curta batalha com as forças do Vietnã do Sul. O Vietnã, assim como Taiwan, continua a reivindicar as ilhas.

Últimas