Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Netanyahu comemora decisão de Trump: "Este é um dia histórico"

Primeiro-ministro israelense destacou importância de Jerusalém

Internacional|Do R7

Netanyahu: decisão de Trump é um passo importante para a paz
Netanyahu: decisão de Trump é um passo importante para a paz Netanyahu: decisão de Trump é um passo importante para a paz

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comemorou a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Em discurso de agradecimento, logo após a fala do presidente americano, Netanyahu destacou a relação intensa do povo judeu com a cidade e prometeu, seguindo o teor da declaração de Trump, comprometimento com o processo de paz com os palestinos na região. Confira o depoimento do primeiro-ministro. 

"Este é um dia histórico.

Jerusalém tem sido a capital de Israel há quase 70 anos. Jerusalém tem sido o foco de nossas esperanças, nossos sonhos, nossas orações por três milênios. Jerusalém é a capital do povo judeu há 3.000 anos.

Foi aqui que nossos templos se ergueram, nossos reis governaram, nossos profetas pregaram.

Publicidade

De todos os cantos da terra, nosso povo desejava retornar a Jerusalém, tocar suas pedras douradas, caminhar pelas ruas sagradas. Por isso, é uma ocasião rara poder falar de novos e genuínos marcos na gloriosa história desta cidade.

No entanto, o pronunciamento de hoje pelo presidente Trump é uma dessas ocasiões.

Publicidade

Estamos profundamente gratos pelo Presidente por sua decisão corajosa e justa de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e preparar-se para a abertura da embaixada dos EUA aqui. Esta decisão reflete o compromisso do presidente com uma verdade antiga, mas duradoura, para cumprir suas promessas e promover a paz.

A decisão do presidente é um passo importante para a paz, pois não há paz que não inclua Jerusalém como a capital do Estado de Israel.

Publicidade

Compartilho o compromisso do presidente Trump com o avanço da paz entre Israel e todos os nossos vizinhos, incluindo os palestinos. E continuaremos trabalhando com o presidente e sua equipe para tornar realidade esse sonho de paz. Exorto todos os países que buscam a paz a se juntarem aos Estados Unidos ao reconhecerem Jerusalém como a capital de Israel e a mudar suas embaixadas para cá.

Eu também quero deixar claro: não haverá qualquer mudança no status quo dos locais sagrados. O povo judeu e o Estado judeu serão eternamente gratos. Este foi o nosso objetivo desde o primeiro dia de Israel.

Israel sempre assegurará a liberdade religiosa para judeus, cristãos e muçulmanos. Presidente Trump, obrigado pela decisão histórica de hoje, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.