Eleições EUA 2020

Internacional Nevada certifica vitória de Joe Biden no Estado

Nevada certifica vitória de Joe Biden no Estado

Autoridades eleitorais confirmaram resultado que coloca o democrata à frente de Donald Trump por cerca de 30 mil votos

Votos antecipados foram ratificados na eleição em Nevada

Votos antecipados foram ratificados na eleição em Nevada

David Becker / EFE - EPA - 3.11.2020

As autoridades de Nevada seguiram os passos de outros estados-chave nas eleições presidenciais de 3 de novembro nos Estados Unidos e também certificaram a vitória do democrata Joe Biden em suas urnas.

Leia também: Pensilvânia oficializa resultado eleitoral com vitória de Biden

A secretária de Estado de Nevada, Barbara Cegavske, também filiada ao Partido Democrata, compareceu à Suprema Corte estadual para apresentar a contagem final e oficializá-la com as assinaturas dos juízes, selando a vitória de Biden por mais de 30.000 votos no estado, que tem um total de 1,4 milhões de votantes.

Derrota para Trump

A equipe do presidente Donald Trump questionou pela primeira vez a legitimidade dos resultados em Nevada semanas atrás, alegando que um grande número de pessoas de fora do estado havia votado como se fossem residentes dele.

Com o passar dos dias, no entanto, a margem de vitória de Biden sobre Trump no estado foi se ampliando cada vez mais, e o presidente sofreu derrotas em estados muito mais populosos e decisivos, como Pensilvânia e Geórgia, fazendo com que a atenção da campanha se concentrasse naqueles lugares.

Com isso, Biden levará os seis delegados de Nevada para o Colégio Eleitoral, órgão que é composto por 538 e decide a eleição americana, que não é direta. Para vencer, o candidato à presidência deve obter pelo menos 270 delegados, sendo que cada estado tem um número diferente, baseado no censo populacional.

Do total de votos feitos pelo estado de Nevada, metade foi pelo correio, e 41% foram antecipados, de modo que apenas 9% do eleitorado foi às urnas no dia das eleições, algo incomum e explicado pelos efeitos da pandemia de covid-19.

Apesar de ser considerado um dos chamados 'swing states', ou estados-pêndulo, que podem variar de preferência entre os partidos Democrata e Republicano, Nevada tem votado consistentemente nos democratas em todas as eleições presidenciais depois de 2004, quando escolheu o ex-presidente George W. Bush.

Últimas