Novo Coronavírus

Internacional Noruega autoriza uso da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos

Noruega autoriza uso da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos

País havia limitado imunizante por falta de documentos sobre eficácia em idosos, mas mudou ordem após novas pesquisas

Noruega autoriza uso de vacina da AstraZeneca em maiores de 65 anos

Noruega autoriza uso de vacina da AstraZeneca em maiores de 65 anos

Carlos Jasso/Reuters - 15.02.2021

A Noruega autorizou nesta terça-feira (9) a aplicação da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos, após novas informações que confirmam sua eficácia e que devem acelerar a imunização de adultos contra a covid-19

Como outros países europeus, a Noruega restringiu a injeção do laboratório anglo-sueco em menores de 65 anos, devido à insuficiência de documentos sobre seus efeitos em idosos. 

No entanto, depois da França, Alemanha e Itália, o Instituto Norueguês de Saúde Pública recomendou ampliar seu acesso a todas as pessoas com mais 18 anos, com base em estudos britânicos que mostram sua eficácia entre pessoas mais velhas. 

A Noruega também pretende aumentar os intervalos entre as doses das vacinas Pfizer/BioNtech e Moderna para acelerar as novas vacinações. 

“Esperamos que todos os adultos tenham recebido a vacina antes ou durante o verão”, declarou a chefe do governo, Erna Solberg, perante o parlamento. 

A Noruega procura conter o recente ressurgimento da epidemia, embora a taxa de incidência seja uma das mais baixas da Europa. 

“Ainda temos uma curva acentuada pela frente, mas se conseguirmos superá-la, a meta de voltar a uma vida mais normal estará ao nosso alcance”, destacou. 

Mais de 391 mil pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina até domingo na Noruega, de 5,4 milhões de habitantes, e cerca de 210 mil já haviam tomado duas. 

Na segunda-feira, o país contabilizava 632 mortes por covid desde o início da epidemia.

Últimas