Internacional Notre-Dame resistiu à Revolução Francesa e duas guerras mundiais

Notre-Dame resistiu à Revolução Francesa e duas guerras mundiais

Catedral símbolo de Paris fez parte de importantes momentos da história e enfrenta incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira (15)

Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163, na cidade de Paris, na França, e foi concluída em 1345. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e nesta segunda-feira (15) foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

O prédio de arquitetura gótica fica na pequena ilha Île de la Cité e está às margens do Rio Sena, outro importante cartão postal da capital francesa. São127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura.

Não é só a beleza que atrai tantos turistas todos os anos. Ao longo de oito séculos, a catedral fez parte de importantes momentos da história. Em 1431, o Rei Henrique 6º, da Inglaterra, foi coroado na Notre-Dame, após a Guerra dos Cem anos. Assim como Napoleão Bonaparte, que recebeu sua coroa em 1802 diante do Papa Pio 7º.

Teto de Notre Dame com furo de bomba da 1ª Guerra

Teto de Notre Dame com furo de bomba da 1ª Guerra

Library of Congress - 1914

Durante a revolução francesa, que começou em 1789, a Notre-Dame foi revertida a um armazém de alimentos. Muitos das riquezas da igreja foram perdidas durante esse período. Até mesmo um dos sinos foi derretido para a construção de canhões.

O escritor francês Vitor Hugo publicou em 1831 o romance "O Corcunda de Notre-Dame" que tem como cenário os salões e torres da catedral. A história também fez parte da infância de muitas crianças com a adaptação para o cinema feita pela Disney, em 1996.

Prédio de arquitetura gótica resistiu às duas guerras mundiais

Prédio de arquitetura gótica resistiu às duas guerras mundiais

Library of Congress - cerca de 1916

O fim da Primeira Guerra, em 1918, foi comemorado com 15 minutos de badaladas dos sinos da torre. A catedral também resistiu aos bombardeios na França durante a Segundo Guerra Mundial.

Veja imagens da Catedral de Notre-Dame em chamas