Novo Coronavírus

Internacional Nova York: o estado reabre nesta 4ª, a cidade apenas em junho

Nova York: o estado reabre nesta 4ª, a cidade apenas em junho

Cidades ao redor da capital, Albany, começam a reabrir sua economia nesta quarta, enquanto a maior cidade dos EUA vai fazer o mesmo mês que vem

  • Internacional | Da EFE

Sem poder fazer formatura, escola em NY colocou fotos dos formandos em cerca

Sem poder fazer formatura, escola em NY colocou fotos dos formandos em cerca

Justin Lane / EFE - EPA - 19.5.2020

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira (19) que a área que engloba Albany — capital do estado — e as cidades vizinhas iniciará nesta quarta a primeira fase da reabertura econômica, o que fará com que apenas a região metropolitana de Nova York e as limítrofes Long Island e Mid Hudson permaneçam fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Covid-19: EUA passam de 90 mil mortes e 1,5 milhão de casos

Entre os setores e estabelecimentos que terão permissão para reabrir nesta quarta-feira estão comércio atacadista, floriculturas e lojas de roupas, móveis e artigos esportivos, embora com restrições ao público, para evitar aglomerações.

Em entrevista coletiva de atualização de estatísticas sobre a pandemia do novo coronavírus, Cuomo afirmou que o número de mortes por Covid-19 no estado foi de 105 na segunda-feira, um a menos que no dia anterior. Já o de novos casos de coronavírus foi de 335, abaixo dos 373 registrados no domingo e em patamar semelhante ao registrado no dia 20 de março, antes do auge da pandemia.

O estado de Nova York é o epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com 28.339 mortes.

Na entrevista, Cuomo pediu ao presidente Donald Trump para que seja "tão inteligente quanto as pessoas que o elegeram" para implementar programas de liquidez para empresas.

"Aprendemos da pior maneira em 2008 (referindo-se à crise econômica mundial daquele ano) o que foi preciso para dar milhões de dólares públicos a empresas e bancos fora de controle para estabilizar a economia após o escândalo das hipotecas", lembrou Cuomo.

Cidade de Nova York reabre em junho

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também divulgou hoje dados sobre a Covid-19 na cidade. Ele anunciou aumento nos números de novas internações hospitalares, inclusive em unidades de terapia intensiva, mas manteve a previsão de reabertura de algumas atividades econômicas na primeira quinzena de junho.

Além disso, de Blasio afirmou que a atual semana é a última do ano letivo local e apresentou um programa educacional de verão para crianças e adolescentes que não progrediram academicamente o suficiente para passar para a próxima série, um número que, no caso dos jovens da 3ª à 8ª séries, aumentou consideravelmente, de cerca de 15 mil alunos no ano passado para quase 70 mil.

Últimas