Novo vídeo mostra três policiais em cima de George Floyd

Imagem gravada de outro ângulo mostra que, além do ex-policial Derek Chauvin, acusado de homicídio, outros dois estavam sobre a vítima

Vídeo mostra três policiais contendo George Floyd

Vídeo mostra três policiais contendo George Floyd

Reprodução YouTube

Pouco após a divulgação da prisão do ex-policial Derek Chauvin, apontado como principal responsável pela morte de George Floyd em Minnesota, nos EUA, a imprensa norte-americana divulgou um vídeo que mostra outros dois policiais também ajoelhados em cima do corpo do homem, que acabou morrendo pouco depois.

As imagens, gravadas do outro lado da rua na última segunda-feira (25), mostram que os policiais não apareciam no primeiro vídeo sobre o caso porque estavam atrás do carro de Floyd e que, além de Chauvin, que estava com o joelho no pescoço da vítima, os outros policiais estavam posicionados sobre outras partes do corpo.

Leia também: Caso George Floyd: quem era o americano negro morto sob custódia (e o que se sabe sobre o policial branco que o matou)

É possível ouvir Floyd, que não oferecia resistência, chorando, dizendo que não conseguia respirar e pedindo para que os policiais o deixassem se levantar. "Não consigo respirar, cara, me deixa ficar de pé, por favor", ele repete diversas vezes.

No início da semana, Chauvin e outros três policiais que participaram da abordagem, Thomas Lane, Tou Thao e J. Alexander Kueng, foram demitidos pela polícia de Minneapolis. Pelas imagens, não é possível identificar quais deles estavam em cima de Floyd e qual é o que revista o carro da vítima.

A imagem de Chauvin ajoelhado sobre o pescoço de Floyd correu o mundo e causou revolta em Minneapolis e várias outras cidades dos EUA. Na madrugada desta sexta-feira, a delegacia onde os policiais trabalhavam foi invadida e incendiada por manifestantes.