Novo Coronavírus

Internacional Número de mortos em incêndio em hospital no Iraque sobe para 130

Número de mortos em incêndio em hospital no Iraque sobe para 130

Fogo teria começado após um cilindro de oxigênio ter explodido na enfermaria, que estava lotada de pacientes com covid

Número de mortos em incêndio em hospital no Iraque sobe para 130

Número de mortos em incêndio em hospital no Iraque sobe para 130

Thaier Al-Sudani/Reuters - 26.4.2021

Subiu para 130 o número de pessoas mortas em um grande incêndio que atingiu um hospital de Bagdá, capital do Iraque, no último domingo (25).

De acordo com os primeiros resultados da investigação, o incêndio no Hospital Ibn al-Khatib teria começado acidentalmente, após um cilindro de oxigênio ter explodido na área da enfermaria, que estava lotada de pacientes com covid-19.

Os investigadores ainda informaram que o setor do hospital tinha diversos familiares e conhecidos dos pacientes.

Um relatório elaborado pela Comissão Iraquiana de Direitos Humanos apontou violações de "regras anti-covid básicas". Além disso, afirmou que "o equipamento de combate a incêndios do hospital não foi utilizado porque as pessoas não sabiam onde estava guardado".

O texto ainda destacou que diversos pacientes foram auxiliados pelos próprios conhecidos e familiares, já que a equipe de resgate demorou por volta de "uma hora" para chegar ao local.

"Existe uma evidente escassez no nível de prestação de serviços de saúde aos cidadãos e uma evidente violação dos direitos humanos, em particular do direito à saúde, por parte dos órgãos governamentais representados pelo Ministério da Saúde e da administração do hospital", revelou a Comissão.

O porta-voz do Ministério do Interior do Iraque, major-general Khaled al-Muhanna, disse no dia da tragédia que o resgate havia chegado no hospital somente "três minutos" depois do início do incêndio.

Os hospitais iraquianos sofrem com o sucateamento provocado por décadas de conflitos e investimentos escassos, mas também pela negligência e pela corrupção.

Últimas