Resumindo a Notícia
- Número de mortos na Síria e Turquia chega a 40 mil.
- Especialistas acreditam que dezenas de milhares de pessoas estejam sob escombros.
- Autoridades temem desastre sanitário com corpos em decomposição.
Voluntários ainda procuraram corpos sob escombros em terremoto na Turquia
Sedat Suna/EFE/EPA - 16.2.2023Um balanço oficial, divulgado na noite desta quinta-feira (16), informa que o número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu Síria e Turquia chegou aos 40 mil. A maior parte dos óbitos são do lado turco da fronteira, onde foi registrado o epicentro do abalo sísmico.
A série de tremores derrubou milhares de edificações, debaixo das quais podem ainda estar soterrados dezenas de milhares de corpos, segundo indicam especialistas. Além disso, outros 50 mil prédios e casas ficaram danificadas ou terão que ser demolidas apenas na Turquia.
A área turca afetada pelos abalos se estende por 100 mil metros quadrados e nela vivem aproximadamente 14 milhões de pessoas.
Segundo a agência turca de de emergências Afad, mais de 216 mil habitantes precisaram ser retirados das províncias mais atingidas pelos efeitos dos tremores.
O deputado Deniz Yavuzyilmaz, do partido de oposição CHP manifestou preocupação com o risco de epidemias que podem surgir por causa dos corpos em decomposição nos escombros de prédios e casas.