Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS: Não há provas de que covid-19 se espalhou em Wuhan em 2019

Equipe que está na China para investigar causas da pandemia também informou que coronavírus não surgiu em laboratório 

Internacional|Do R7, com AFP e Reuters

OMS enviou uma missão para Wuhan, na China, para investigar a origem do novo coronavírus
OMS enviou uma missão para Wuhan, na China, para investigar a origem do novo coronavírus OMS enviou uma missão para Wuhan, na China, para investigar a origem do novo coronavírus

Os especialistas chineses e da OMS (Organização Mundial da Saúde) que investigam a origem do novo coronavírus em Wuhan anunciaram, nesta terça-feira (9), que não há evidências suficientes para determinar que a covid-19 se disseminou pela cidade, localizada no centro da China, antes de dezembro de 2019.

"Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 [vírus que causa a covid-19] na população do período anterior a dezembro de 2019", disse o chefe da equipe da China, Liang Wannian, em entrevista coletiva hoje. Wannian acrescentou que "não há evidências suficientes" para determinar se o vírus já havia se espalhado na cidade antes disso.

Wuhan é considerada o marco zero da pandemia por ter registrado os primeiros casos de coronavírus no fim de 2019. Desde então, a pandemia matou mais de 2,3 milhões de pessoas no planeta.

O especialista chinês considerou "improvável" que houvesse transmissão do vírus nos dois meses anteriores a dezembro e afirmou que o início da circulação do coronavírus ocorreu várias semanas antes de serem detectados os primeiros casos, o que "pode explicar a falha de sua detecção em outras regiões" fora da China. 

Publicidade

A equipe da OMS também informou que não conseguiu identificar a espécie animal que pode ter sido responsável por transferir o vírus aos seres humanos. A transmissão de um animal para o homem é provável, mas "não se identificou ainda", disse o chefe do grupo de cientistas.

Peter Ben Embarek, um especialista em vírus da OMS, também disse que o trabalho para identificar as origens do coronavírus aponta para uma reserva natural em morcegos, mas é improvável que eles estivessem em Wuhan, onde o surto foi descoberto em 2019.

Publicidade

Vírus não veio de laboratório

Chefe da missão da OMS deu detalhes da apuração
Chefe da missão da OMS deu detalhes da apuração Chefe da missão da OMS deu detalhes da apuração

A teoria de que o vírus da covid-19 foi gerado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan e se espalhou para o exterior por um erro é "extremamente improvável", declararam os especialistas.

"A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no homem", declarou Peter Ben Embarek.

"Na verdade, não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros", acrescentou, minimizando uma declaração do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que acusou o Instituto de Virologia de Wuhan de ter deixado o vírus escapar, de forma consciente ou não.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.