Internacional ONU anuncia envio de helicópteros e veículos à África para luta contra ebola

ONU anuncia envio de helicópteros e veículos à África para luta contra ebola

Surto atual da doença é o pior da história

Reuters
Surto atual de ebola é o pior da história

Surto atual de ebola é o pior da história

Reuters

A missão da Organização das Nações Unidas de resposta ao surto de ebola enviará cinco helicópteros, veículos e motos para transportar pacientes e alcançar comunidades na África Ocidental como parte do reforço do combate à epidemia, disse o chefe da missão nesta sexta-feira (3).

Os governos de Guiné, Serra Leoa e Libéria estão enfrentando dificuldades para conter o pior surto da história da febre hemorrágica mortal.

Autoridades afirmam que 10 pessoas têm "alto risco" de contrair ebola nos EUA

Médicos sem Fronteiras brasileiros voltam ao País depois de combater ebola na África 

O surto colapsou os já frágeis sistemas de saúde dos países onde os pacientes com Ebola estão morrendo nas ruas e ambulâncias, equipes médicas, leitos hospitalares e kits básicos de saúde são escassos.

A Organização Mundial da Saúde atualizou nesta sexta-feira o número de vítimas fatais para pelo menos 3.439, de 7.492 casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados. A epidemia atingiu principalmente Libéria, Serra Leoa e Guiné.

"Temos que [agir] o mais rápido que pudermos, porque quanto mais demora, mais pessoas morrem e isso é inaceitável", disse Antony Banbury, um diplomata norte-americano de 50 anos que lidera a Missão da ONU de Resposta de Emergência ao Ebola (UNMEER).

"Ninguém deve ter a ilusão de que será fácil (conter o surto)", Banbury disse a jornalistas em Freetown, capital de Serra Leoa, depois de se reunir com autoridades do país. "Milhares de pessoas morreram e mais vão morrer amanhã."

Banbury disse que a UNMEER focará na logística. A missão levará cinco helicópteros, veículos e motos na próxima semana para dar aos agentes de mobilização um melhor transporte para rastrear focos potenciais do ebola a fim de conter a propagação.

A OMS declarou a epidemia uma emergência de saúde pública internacional, e governos dos Estados Unidos à China, Cuba e Grã-Bretanha enviaram tropas e médicos para ajudar a conter a doença.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas