ONU diz estar satisfeita com resultado da cúpula para o clima

No entanto, diplomata Luis Alfonso de Alba, seguindo a linha do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que ainda há muito a fazer

ONU diz estar satisfeita com resultado da Cúpula

ONU diz estar satisfeita com resultado da Cúpula

REUTERS/Lucas Jackson/23.09.2019

O enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Cúpula para a Ação Climática, Luis Alfonso de Alba, disse nesta segunda-feira (24) que ficou satisfeito com o resultado da reunião na qual 77 países apresentaram seus planos para zerar as emissões de carbono até 2050.

No entanto, o diplomata, seguindo a linha do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que resta muita coisa a fazer.

"De maneira global, o resultado é bastante positivo. Claramente há uma concordância sobre a urgência de atuar. Isso ficou claramente evidente. Se não tivéssemos convocado esta cúpula, estaríamos muito mais atrás", indicou De Alba.

O diplomata mexicano, que reconheceu a força do movimento climático juvenil e sua contribuição aos resultados da reunião, alertou sobre a importância de acompanhar os compromissos assumidos hoje pelos participantes, entre os quais estavam, além de políticos, empresários e representantes da sociedade civil.

O representante da ONU também avaliou positivamente o fato de o presidente dos EUA, Donald Trump, que não se mostrou interessado em reverter a mudança climática, ter passado alguns minutos pela plateia da cúpula.

"Ter o presidente dos EUA na sala foi um sinal positivo", disse De Alba.