Coronavírus

Internacional ONU vai criar fundo global contra pandemia de coronavírus

ONU vai criar fundo global contra pandemia de coronavírus

Iniciativa partiu do governo da Noruega, que defende ajuda internacional para países em desenvolvimento lidarem com efeitos da pandemia

  • Internacional | Da EFE

Mulheres com máscara em feira na Bolívia: fundo ajudaria países em desenvolvimento

Mulheres com máscara em feira na Bolívia: fundo ajudaria países em desenvolvimento

Martín Alipaz / EFE - 21.3.2020

A Noruega tomou a iniciativa e às Nações Unidas já atuam para criar um fundo de apoio aos países em desenvolvimento na luta contra a pandemia do novo coronavírus, informou nesta segunda-feira (23) o Ministério das Relações Exteriores norueguês. A ONU está trabalhando para que seja apresentada em alguns dias, talvez já nesta semana, segundo a Chancelaria.

"Um fundo de doadores governado pela ONU daria segurança aos nossos parceiros e contribuiria para ações mais efetivas. A experiência de outras crises mostra que quanto mais cedo você começar a planejar a longo prazo, mais bem-sucedida será a intervenção", afirmou a ministra norueguesa, Ine Eriksen Soreide.

- Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus no especial do R7 -

O ministro da Cooperação da Noruega, Dag Inge Ulstein, destacou a preocupação sobre como a Covid-19 pode afetar os países em desenvolvimento, cujos sistemas de saúde são "fracos".

"A solidariedade internacional através das fronteiras é mais importante do que nunca. É por isso que é importante contribuir financeiramente para esse fundo", disse Ulstein.

Últimas