Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Países da África recebem R$ 80,5 milhões para combater ebola

Novo surto da doença afeta Guiné e República Democrática do Congo desde a última semana e já causou a morte de seis pessoas 

Internacional|João Melo, Do R7*

República Democrática do Congo registrou duas mortes por ebola
República Democrática do Congo registrou duas mortes por ebola República Democrática do Congo registrou duas mortes por ebola

Diante da pandemia da covid-19, países da África Ocidental voltam a registrar casos de ebola na última semana. Guiné, com quatro mortes e sete casos confirmados até o momento, é o país que encabeça o novo surto do vírus na região. Na epidemia que atingiu o país de 2014 a 2016, pelo menos 11,3 mil pessoas morreram. A República Democrática do Congo também registrou novos casos, com quatro pessoas infectadas e duas vítimas fatais. 

Leia mais: Tempestade de neve nos EUA deixa 21 mortos e milhões sem energia

A UNCERF (Fundo Central de Resposta de Emergência, em tradução livre), divulgou, na terça-feira (16), que enviou uma ajuda de 15 milhões de dólares, cerca de R$ 80,5 milhões, para apoiar o combate ao surto de ebola nos dois países africanos. O anúncio foi feito por Mark Lowcock, Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários e Coordenador da UNCERF.

Em resposta, Matshido Moeti, Diretora Regional da OMS na África, agradeceu o rápido apoio financeiro e ressaltou que a necessidade agora é de manter a doença sob controle.

Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (17), a OMS Regional da África anunciou a chegada de novos suprimentos de emergência a Conakri, capital de Guiné, para auxiliar no controle e na prevenção de infecções da doença na região. Além disso, o órgão ressaltou que novas equipes estão no local para apoiar a vigilância das comunidades que estão sob risco de contágio do ebola.

Na República Democrática do Congo, a campanha de vacinação teve início na segunda-feira (15), cerca de uma semana após o surgimento dos novos casos de ebola nos dois países. Profissionais da saúde da cidade de Butembo, onde o primeiro paciente do novo surto foi tratado, foram os primeiros a serem vacinados. O ressurgimento do vírus no país foi registrado no dia 7 de fevereiro.

Publicidade

Leia mais: Tomografia no Egito revela as causas da morte de um faraó

Na Guiné, a primeira vítima foi confirmada no final de janeiro. Durante o velório, dois irmãos da vítima contraíram a doença e, posteriormente, morreram também por conta do ebola. O Ministério da Saúde do país confirmou medidas como a implementação de protocolos de rastreamento e isolamento para conter a disseminação do vírus na região.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.