Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Países do G20 reforçam trato, mas EUA seguem fora do Acordo de Paris

Norte-americanos alegam que o compromisso "representa uma desvantagem para os trabalhadores e contribuintes" do país

Internacional|Da EFE

Estados Unidos se mantiveram fora do acordo
Estados Unidos se mantiveram fora do acordo Estados Unidos se mantiveram fora do acordo

Os países do G20 reafirmaram neste sábado (29) ser "irreversível" o Acordo de Paris e comprometeram-se com a "plena implementação" das suas medidas nacionais contra a mudança climática, com a exceção dos Estados Unidos.

O G20 "reafirma seu compromisso na plena implementação" das medidas acordadas em Paris, em 2016, e fixa a data de 2020 para "atualizar as contribuições nacionais" para a luta comum contra o aquecimento global, de acordo com a declaração conjunta adotada no final da cúpula realizada em Osaka (Japão).

O documento acrescenta um ponto em que os Estados Unidos "reiteram sua decisão de se retirar do Acordo de Paris, pois representa uma desvantagem para os trabalhadores e contribuintes americanos".

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que os líderes do G20 "conseguiram encontrar um terreno comum" diante da crise climática e apesar das divergências entre seus membros.

Publicidade

O texto indica o "forte compromisso" dos Estados Unidos para a proteção ambiental e reconhece este país como "um líder global na redução de emissões", apesar de sua retirada unilateral dos compromissos de Paris, como também absteve-se de assinar uma declaração comum similar na cúpula anterior do G20, em Buenos Aires.

A declaração conjunta também observa a necessidade dos objetivos específicos de cada país refletirem "suas responsabilidades diferenciadas e respectivas capacidades, de acordo com suas circunstâncias nacionais".

Publicidade

Em termos de proteção ambiental, os líderes também apoiaram o objetivo de "reduzir a zero a poluição marinha adicional de plástico até 2050".

Para isso, apostam na "melhora da gestão de resíduos" e "redução da descarga de lixo plástico não processados", bem como "aplicar soluções inovadoras, reconhecendo o importante papel do plástico para a sociedade".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.