Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papa pede perdão "pelos pecados gravíssimos de abusos sexuais" cometidos por membros da igreja

Francisco declarou que esses "atos são execráveis" e que "deixam cicatrizes para toda a vida"

Internacional|Da Ansa

"Esses atos profanam a imagem de Deus", falou Francisco no Vaticano
"Esses atos profanam a imagem de Deus", falou Francisco no Vaticano "Esses atos profanam a imagem de Deus", falou Francisco no Vaticano

O papa Francisco rezou nesta segunda-feira (7) uma missa com a participação de seis vítimas de abusos sexuais de padres católicos. As três mulheres e os três homens foram abusados na Alemanha, na Irlanda e na Grã-Bretanha e ouviram o papa pedir perdão pelos "pecados da igreja".

"Perante Deus e ao seu povo, estou profundamente machucado pelos pecados gravíssimos de abusos sexuais cometidos por membros do clero e, humildemente, peço perdão. Esses atos profanam a imagem de Deus", falou Francisco durante a homilia no Vaticano.

Ele continuou com um discurso forte, afirmando que esses abusos em crianças e os suicídios causados por eles "pesam no meu coração, na minha consciência e na consciência de toda a igreja".

O pontífice declarou que esses "atos são execráveis" e que "deixam cicatrizes para toda a vida".

Publicidade

Israel prende suspeitos de assassinato de jovem palestino

"Anjos de lama" e queda de edifício são os destaques deste domingo

Publicidade

Francisco ainda ressaltou que "a presença de vocês aqui é um sinal do milagre da esperança, que sobressai a mais profunda obscuridade. Isso porque os abusos causam um efeito rompedor da fé e da esperança em Deus".

A homilia do papa fez com as vítimas chorassem e comovessem o pontífice.

Publicidade

— Esse choro é de uma dor profunda, um sofrimento por muito tempo escondido, dissimulado na cumplicidade que não tem como explicar.

Ele pediu para que a igreja e as pessoas ajam com mais efetividade, afirmado que "aqueles que estão chorando estão contagiando nossa consciência sobre esse crime que é um grave pecado".

O pontífice afirmou também que "quem não ajuda aqueles que choram traíram sua missão na igreja" e que hoje o "coração da igreja guarda os olhos de Jesus nessas crianças que querem chorar".

Os seis adultos que estavam na missa foram abusados ainda quando eram crianças ou adolescentes.

O papa ainda pediu na celebração que a comissão que está investigando esses crimes ajude as crianças "que pertencem a qualquer religião" criando e dando ideias para novas políticas e procedimentos para a proteção dos menores "para que esses pecados não se repitam mais".

"Vou continuar a caçar", diz líder de torcida americana que publicou fotos com animais abatidos

Homem fica 18 dias em hospício por ser ateu

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.