Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partidos da Catalunha iniciam processo pela independência; Premiê promete bloquear

A assembleia local deve aprovar a declaração até 9 novembro

Internacional|

Separatistas catalães começaram a trilhar um caminho em busca da independência nesta terça-feira (27), propondo uma declaração no parlamento regional pela divisão da Catalunha do restante da Espanha, em um processo que o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prometeu bloquear.

A assembleia local deve aprovar a declaração até 9 novembro. De acordo com o plano de secessão, o passo seguinte será um processo constituinte que levará à independência total no prazo de 18 meses.

A Constituição espanhola não permite a separação de qualquer região, o que significa que a perspectiva catalã continua a ser apenas hipotética.

Premiê espanhol diz que conversas com Catalunha têm de ser "dentro da lei"

Publicidade

O que significa a vitória dos separatistas nas eleições da Catalunha?

Em um breve comunicado transmitido pela televisão, Rajoy disse que ele e seu governo garantirão que a declaração de independência não tenha qualquer efeito.

Publicidade

"O Estado pode utilizar qualquer mecanismo judicial e político disponível na Constituição e nas leis para defender a soberania do povo espanhol e o interesse geral da Espanha", disse Rajoy.

"Aqueles que querem dividir e separar a Catalunha da Espanha devem saber que não terão sucesso", acrescentou.

Publicidade

Partidos pró-independência conquistaram no mês passado a maioria dos assentos no Parlamento da Catalunha, em uma eleição que colocou a região em rota de colisão com o governo central da Espanha sobre a independência, a menos de dois meses de uma eleição geral no país.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.