Internacional Pentágono diz que há entre 5 mil e 10 mil americanos perto de Cabul

Pentágono diz que há entre 5 mil e 10 mil americanos perto de Cabul

Governo orienta os cidadãos norte-americanos a se deslocarem para o aeroporto da capital afegão

Agência EFE
Talibã está no controle da capital afegã, Cabul, mas o aeroporto está sob comando dos EUA

Talibã está no controle da capital afegã, Cabul, mas o aeroporto está sob comando dos EUA

EFE/EPA/STRINGER

O governo dos Estados Unidos informou na terça-feira (17) que existem entre 5 mil e 10 mil cidadãos do país perto de Cabul, apesar dos esforços para retirar todos os americanos do Afeganistão.

Em entrevista à emissora de televisão "CNN", o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, frisou que ainda há milhares de americanos em território afegão, após o Talibã ter tomado grande parte do país e assumido o controle da capital no último domingo. "Não temos os números exatos", admitiu Kirby, que depois disso fez a estimativa de entre 5 mil e 10 mil.

Mais tarde, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que atualmente há 11 mil pessoas no país que se identificam como "cidadãos americanos", quando questionada sobre isso em sua conversa diária com a imprensa.

Por outro lado, Kirby disse que não há mais necessidade de os americanos na capital se refugiarem, depois que o Departamento de Estado emitiu um alerta avisando-os como chegar ao aeroporto para deixar o país. "Eles podem começar a se deslocar para o aeroporto para embarcar", afirmou.

O Pentágono acredita que, se tudo correr bem, um avião militar americano deixará o Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul por hora e que com isso de 5 mil a 9 mil pessoas poderão ser retiradas por dia, incluindo americanos e funcionários da embaixada, além de colaboradores afegãos. Os EUA esperam concluir a retirada de seus cidadãos até o próximo dia 31 agosto.

Últimas