Eleições EUA 2020

Internacional Pete Buttigieg abandona corrida eleitoral após vitória de Joe Biden

Pete Buttigieg abandona corrida eleitoral após vitória de Joe Biden

Buttigieg está voltando para South Bend, onde fará um discurso suspendendo sua campanha após ficar em quarto lugar na Carolina do Sul

Reuters
Pré-candidato democrata à Presidência dos EUA Pete Buttigieg desiste de corrida eleitoral

Pré-candidato democrata à Presidência dos EUA Pete Buttigieg desiste de corrida eleitoral

Eric Thayer / Reuters - 6.2.2020

O ex-prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, deixará disputa democrata para a candidatura presidencial. A informação é de um assessor, um dia depois que o moderado Joe Biden obteve uma grande vitória no sul Carolina.

Leia mais: Quem é Pete Buttigieg, o ex-militar gay que surpreendeu ao vencer caucus democrata em Iowa

Buttigieg está voltando para South Bend, onde fará um discurso suspendendo sua campanha, disse o assessor, após terminar em quarto lugar nas primárias de sábado na Carolina do Sul.

A decisão abalou a competição democrata para escolher um candidato para concorrer com o presidente republicano Donald Trump, nas eleições de novembro. Ela acontece dois dias antes da Super Terça-feira de 14 estados, que oferecerá o maior prêmio eleitoral até agora.

Buttigieg, um veterano de guerra de 38 anos no Afeganistão que venceu por pouco as convenções de Iowa no mês passado, tentou unir democratas, independentes e moderar os eleitores republicanos. Ele planejava se retirar horas depois que os candidatos democratas comemorassem no domingo uma marcante marcha pelos direitos civis no Alabama.

Alguns fiéis da igreja afro-americana onde o evento foi realizado deram as costas ao seu rival presidencial Michael Bloomberg, um bilionário que apareceu pela primeira vez nas urnas na terça-feira depois de pular as quatro primeiras competições.

Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, recebeu uma recepção fria na histórica AME Brown Chapel, em Selma, depois que o pastor, o Reverendo Leodis Strong, disse  que o empresário bilionário recusou o convite para falar.

"Fiquei magoado, fiquei desapontado", disse Strong, enquanto Bloomberg olhava com expressão imóvel. "Acho importante que ele tenha vindo, e isso mostra uma disposição de sua parte em mudar".

Dezenas de pessoas na pequena igreja se levantaram e deram as costas para Bloomberg, enquanto ele falava sobre desigualdade racial.

Biden e Bloomberg estão tentando se apresentar como a melhor escolha do partido para enfrentar Trump, dizendo que o senador norte-americano Bernie Sanders, um socialista democrático auto-declarado, está muito à esquerda para vencer as eleições gerais.

Os eleitores negros são um eleitorado democrata essencial, e Bloomberg foi criticado por apoiar o uso da prática da polícia de parar e revistar na cidade de Nova York, que incentivou a polícia a parar e revistar pedestres e negros e latinos de forma desproporcional.

Últimas