Novo Coronavírus

Internacional Pivô de escândalo 'Vacinagate', ex-presidente do Peru contrai covid-19

Pivô de escândalo 'Vacinagate', ex-presidente do Peru contrai covid-19

No caso, mais de 100 funcionários públicos, familiares e convidados receberam doses da vacina do laboratório chinês Sinopharm

  • Internacional | Da EFE

Martin Vizcarra e esposa estão com covid apesar de terem sido vacinados

Martin Vizcarra e esposa estão com covid apesar de terem sido vacinados

Presidência do Peru via Reuters - Arquivo

Ex-presidente do Peru entre 2018 e 2020, Martin Vizcarra informou no domingo (25) que ele e a esposa, a ex-primeira-dama Maribel Diaz, testaram positivo para a covid-19 e têm sintomas da doença, apesar de terem sido vacinados contra a doença - embora secretamente, em um escândalo que ficou conhecido no país como "Vacinagate".

"Apesar dos cuidados necessários para evitar trazer o vírus para casa, minha esposa e eu temos testamos positivo para covid e somos sintomáticos", escreveu Vizcarra no Twitter.

O ex-presidente acrescentou que sua família está "tomando as medidas de isolamento necessárias" e pediu aos peruano para "não baixarem a guarda".

Direitos políticos suspensos por 10 anos

O anúncio de Vizcarra foi feito apenas uma semana depois de o Congresso peruano o proibir de ocupar qualquer cargo público por 10 anos, por ele ter se vacinado secretamente em 2020, quando era presidente.

No chamado caso "Vacinagate", mais de 100 funcionários públicos, familiares e convidados receberam irregularmente doses da vacina do laboratório chinês Sinopharm, entre eles Vizcarra, sua esposa e seu irmão mais velho.

No início, o ex-presidente alegou que ele e a esposa haviam sido vacinados contra a covid-19 como parte dos 12 mil voluntários que participaram dos ensaios clínicos que a Sinopharm realizou no país.

Como resultado, o Congresso abriu uma investigação e, após ter sido o candidato mais votado para o Congresso nas eleições gerais de 11 de abril, ele teve os direitos políticos suspensos por 10 anos.

Últimas