Pompeo anuncia que embaixador americano na China deixará cargo

Anúncio da saída de Terry Branstad ocorre justamente quando Washington e Pequim vivem um dos momentos mais tensos das últimas décadas

Embaixador americano vai deixar cargo na China

Embaixador americano vai deixar cargo na China

Aly Song/Reuters

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou nesta segunda-feira (14) que o embaixador americano na China, Terry Branstad, deixará o cargo.

"Sou grato ao embaixador Terry Branstad pelos seus mais de três anos de serviço ao povo americano como embaixador dos Estados Unidos na República Popular da China", disse Pompeo, em sua conta no Twitter.

Segundo o chefe da diplomacia dos EUA, "o embaixador Branstad ajudou a reequilibrar as relações entre os Estados Unidos e a China para que sejam voltadas para resultados, recíprocas e justas".

O anúncio da saída de Branstad ocorre justamente quando Washington e Pequim vivem um dos momentos mais tensos das últimas décadas.

O presidente Donald Trump escolheu Branstad porque "suas décadas de experiência no trato com a China fizeram dele a melhor pessoa para representar o governo e defender os interesses e ideais americanos nesta importante relação", concluiu.

Em seu anúncio no twitter, Pompeo não explica os motivos da mudança, nem menciona quando a saída de Branstad entrará em vigor.