Rússia x Ucrânia

Internacional Por telefone, Macron exige que Vladimir Putin interrompa operações militares

Por telefone, Macron exige que Vladimir Putin interrompa operações militares

Presidente da França ligou para líder russo depois de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky

Agência EFE
Macron ligou para o presidente russo em sua chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas

Macron ligou para o presidente russo em sua chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas

Johanna Geron/Reuters - 18.02.2022

O presidente da França, Emmanuel Macron, exigiu nesta quinta-feira (24), durante uma conversa por telefone, que Vladimir Putin cesse imediatamente as operações militares na Ucrânia. Macron ligou para Putin depois de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Segundo o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, Macron lembrou a Putin que seu país está "exposto a sanções massivas" pela ofensiva militar lançada em larga escala na madrugada de hoje.

A presidência francesa detalhou que Macron ligou para o presidente russo em sua chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, antes do início da reunião dos líderes da UE (União Europeia).

O bloco comunitário deu sinal verde a novas sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, que abrangem os setores financeiro, de energia e transporte, bens de dupla utilização, além de controle de exportação e política de vistos.

As conclusões aprovadas nessa cúpula especificam ainda que a lista de indivíduos russos afetados pelas sanções da comunidade será ampliada.

Após a aprovação dos líderes, essas sanções devem seguir o procedimento formal necessário para que sejam adotadas e entrem em vigor, com um próximo passo nesta sexta-feira em um conselho extraordinário de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas. 

Últimas