Estado Islâmico

Internacional Portugal prende dois iraquianos por suspeita de elo com Estado Islâmico

Portugal prende dois iraquianos por suspeita de elo com Estado Islâmico

Investigada no Iraque, dupla iraquiana estava no país desde 2017 e fazia parte de um grupo de refugiados que passou pela Grécia

  • Internacional | Da AFP

Coalizão liderada pelos EUA derrotaram o Estado Islâmico

Coalizão liderada pelos EUA derrotaram o Estado Islâmico

Sandy Huffaker/Getty Images/AFP – 27.08.2021

Dois iraquianos suspeitos de pertencerem ao grupo jihadista EI (Estado Islâmico), que estavam em Portugal desde 2017 como refugiados, foram detidos perto de Lisboa, anunciou a polícia nesta quinta-feira (2).

Os dois suspeitos são acusados ​​de "pertencer a e apoiar uma organização terrorista internacional" e são investigados no Iraque, mas não cometeram nenhum crime em Portugal, informou a Polícia Judiciária em comunicado.

Os dois homens, de 32 e 34 anos, "faziam parte de uma milícia do EI no Iraque" e foram recebidos em Portugal "no âmbito de um programa de acolhimento de refugiados" depois de terem passado uma temporada na Grécia, acrescentou esta fonte policial à AFP.

O grupo Estado Islâmico, que controlou um grande território no Iraque entre 2014 e 2017, foi oficialmente derrotado por tropas governamentais apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Mas ainda existem pequenos grupos do Estado Islâmico presentes no país, principalmente em áreas montanhosas e desérticas, reivindicando ataques específicos.

Últimas