Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portugal registra recorde diário de casos de covid-19: 1.646

Maior parte dos novos surtos foi detectada na região Norte, seguidos por Lisboa e Vale do Tejo; total de vítimas no país vai a 85.574

Internacional|Da EFE

Norte de Portugal tem a maior parte dos casos, seguido por Lisboa e Vale do Tejo
Norte de Portugal tem a maior parte dos casos, seguido por Lisboa e Vale do Tejo Norte de Portugal tem a maior parte dos casos, seguido por Lisboa e Vale do Tejo

Em meio a um momento de análise de novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Portugal, o país registrou neste sábado (10) 1.646 novos casos de covid-19, o recorde de infecções diárias no território português desde o início da pandemia. A maior parte dos novos surtos foi detectada na região Norte, seguidos por Lisboa e Vale do Tejo.

Desde o início da pandemia, já foram registrados no país 85.574 infecções e 2.067 mortes. Nas últimas 24 horas, cinco pessoas faleceram vítimas da doença.

Leia mais: Covid-19: EUA superam 213,5 mil mortes e 7,65 milhões de casos

Os dados mais recentes confirmam a tendência de aumento do número de casos que vinha sendo desenhada nos últimos dias. Especialistas portugueses atribuem o fenômeno a a encontros sociais e familiares.

Publicidade

"As pessoas se cansaram do confinamento, precisavam do contato social e acabaram relaxando as medidas de proteção", afirmou neste sábado o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos, Tato Borges.

Leia mais: França bate recorde diário de novos casos de covid-19 desde o começo da pandemia

Publicidade

Entre os surtos que mais preocupam as autoridades, além dos registrados em asilos, estão os que começaram a atingir as universidades, como em Aveiro, onde pelo menos 26 alunos testaram positivo, e no Porto, com 79 jovens infectados, em sua maioria fora da sala de aula.

O primeiro-ministro português, António Costa, apelou neste sábado à responsabilidade individual para travar a propagação da doença e afastou a possibilidade de adoção de medidas que impliquem um novo fechamento da atividade econômica.

Publicidade

Leia mais: Anticorpos contra covid-19 duram ao menos 3 meses, dizem estudos

"Temos que conseguir controlar a pandemia com novas armas, não pode ser parando de novo, tem que ser a partir da responsabilidade pessoal de cada um de nós", disse Costa.

O governo português vai analisar as medidas que serão anunciadas na próxima semana para conter a propagação do novo coronavírus. Tais medidas poderão incluir a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.