Lisboa continuará em isolamento até quinta-feira (4)
Rafael Marchante/Reuters - 25.5.2020A partir desta segunda-feira (1º), Portugal deixará de exigir o confinamento da população, com exceções, e abrirá um período de nova normalidade, onde será possível fazer uma tatuagem, ir à academia, comer em um restaurante ou fazer compras com a família em uma loja do centro comercial.
O único problema para Portugal, que se tornou um exemplo de gestão de pandemia no sul da Europa, ocorreu na capital, Lisboa, que registrou 90% dos últimos casos de coronavírus no país, devido a uma série de surtos. Por isso, a cidade continuará isolada até quinta-feira (4).
Em algumas áreas de trabalho da periferia, como Azumbuja ou o bairro da Jamaica, foram registradas cadeias de contágio, de modo que em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, os shoppings continuarão fechados e a reabertura será avaliada pelo governo.
No resto do país, os cidadãos já têm a liberdade do chamado “novo normal”, o que lhes permitirá levar uma vida semelhante à "prepademia", embora com uma série de precauções para evitar a propagação do coronavírus.
Os restaurantes poderão trabalhar com capacidade total, mas as mesas terão que ficar a uma distância mínima de 1,5 metros umas das outras, ou eles terão que instalar paredes de metacrilato para melhorar o isolamento.
Academias, cinemas, teatros e auditórios também começam suas atividades a partir desta segunda-feira, mas terão que pedir para os frequentadores respeitarem a distância social e, em muitos casos, usar uma máscara.
A nova situação portuguesa exige o uso de uma máscara nos transportes públicos, postos de atendimento público, escolas ou estabelecimentos comerciais.
Portugal já reabriu praias no litoral
Rafael Marchante/Reuters - 23.5.2020Há duas semanas, Portugal abriu suas escolas para retomar as aulas dos 11º e 12º alunos (com 16 e 17 anos) e 125 mil crianças em idade pré-escolar (de 2 a 5 anos) poderão retornar aos jardins de infância nesta semana.
O trabalho à distância é mais uma das coisas que mudou no mundo todo com a pandemia do coronavírus, forçando trabalhadores a ficarem em casa. Agora, os funcionários poderão voltar às empresas, com exceção de pais que precisam cuidar dos filhos com menos de 12 anos, imunodeficientes e funcionários de empresas que não conseguem garantir as condições de segurança e higiene necessárias.
Os números da Direção Geral de Saúde (DGS) de Portugal afirmam que o país conseguiu controlar a pandemia, que deixa, até o momento, duas mil mortes e pouco mais de 32 mil infectados.
A praia e o turismo buscam unir forças para que a atividade econômica surja gradualmente, razão pela qual a temporada oficial de verão começará em 6 de junho.
No entanto, há uma semana as praias portuguesas recebem muitos banhistas todos os dias, inclusive o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, que tomou banho nas praias de Lisboa no fim de semana passado, para mostrar ao mundo que o país está seguro.