Novo Coronavírus

Internacional Portugal tem 571 novos casos e 9 mortes por coronavírus

Portugal tem 571 novos casos e 9 mortes por coronavírus

Autoridades lançaram um manual de conduta para bares e restaurantes poderem reabrir com segurança e evitar disseminação do  novo vírus

  • Internacional | Da EFE

Português recebe uma compra de mercado em casa, em Vilar Formoso

Português recebe uma compra de mercado em casa, em Vilar Formoso

Carlos García/ EFE/ 27.04.2020

Portugal registrou, nesta sexta-feira (8), 571 novos casos e nove mortes pela  covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O dia foi marcado pela aprovação do governo do país de um manual para o funcionamento de restaurantes, bares e cafés.

Leia mais: Portugal vive o primeiro dia de relaxamento das restrições

Os estabelecimentos portugueses terão que deixar dois metros de separação entre suas mesas e desinfetar seis vezes ao dia, de acordo com o guia hoje aprovado pelo governo português para regular a operação desses comércios enquanto durar a pandemia.

Restaurantes, bares e cafés poderão funcionar com, no máximo, 50% da capacidade de cientes. Apenas poderão se sentar na mesma mesa pessoas que convivem diariamente.

Além disso, o sistema de "autosserviço" será proibido e o pagamento deverá ser preferencialmente eletrônico. Tanto os funcionários quanto os consumidores devem usar uma máscara e só serão retirados no momento de comer.

A Direção Geral de Saúde do país está orientando proprietários e gerentes de estabelecimentos que procurem usar áreas abertas e manter funcionamento o serviço de entregas à domicílio.

Situação da saúde

De acordo com o balanço apresentado hoje pelas autoridades locais, o total de infecções sobe para 27.268, e o de óbitos chega a 1.114.

Diante da situação de redução nas curvas de contágio e falecimento, o governo português prepara a segunda fase de relaxamento de medidas restritivas, com a operação do comércio alimentício, que até aqui só funcionava para entregas.

Últimas