Novo Coronavírus

Internacional Portugal tem aumento de casos de covid e surto em universidades

Portugal tem aumento de casos de covid e surto em universidades

Mais de 100 casos do covid-19 foram confirmados no Porto e 80 na cidade de Aveiro. Governo estuda medidas para conter transmissão do vírus

  • Internacional | Da EFE

Surto em Portugal deixa autoridades em alerta

Surto em Portugal deixa autoridades em alerta

Rafael Marchante-09.out.2020/Reuters

O aumento das infecções por coronavírus, que ultrapassaram a média de mil por dia na última semana, e os surtos em diferentes universidades deixaram Portugal em alerta.

Portugal, até agora considerado um exemplo na gestão da doença, há semanas testemunha uma aceleração das infecções -1.208 novos infectados e 16 mortes na terça-feira- e soma 89.121 casos e 2,1 mil mortes desde o início da pandemia.

Os surtos de alunos em universidades e centros de ensino superior do Porto, que teve mais de 100 confirmados, e em Aveiro, com 80 casos, deram o alarme no meio universitário.

Hospitais alertaram que estão atingindo a capacidade máxima e especialistas recomendam o uso de máscaras em espaços públicos abertos e pedem reforço do sistema de saúde com alunos dos últimos cursos de medicina.

Casos de covid-19 no governo

Os contágios chegaram ao governo; depois de confirmada a positividade do chefe da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, três ministros e um Secretário de Estado permanecem em quarentena.

O socialista António Costa convocou hoje um conselho de ministros para estudar a situação e tomar novas medidas.

Últimas