Coronavírus

Internacional Positivo de Macron força isolamento de vários líderes europeus

Positivo de Macron força isolamento de vários líderes europeus

Presidente espanhol e chefe do Conselho Europeu estiveram com Macron na segunda. Premiê português teve reunião com Macron ontem

Macron se reuniu com líderes europeus nesta semana

Macron se reuniu com líderes europeus nesta semana

Ian Langsdon / EFE - EPA - 19.10.2020

O resultado positivo para teste de detecção do novo coronavírus do presidente da França, Emmanuel Macron, divulgado nesta quinta-feira (17), fez com que vários líderes políticos europeus entrassem em isolamento, como medida preventiva.

Entre eles, estão o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, que se reuniram com o mandatário francês nesta segunda-feira, em evento pelo aniversário de 60 anos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os dois ainda almoçaram, a convite de Macron, no Palácio do Eliseu.

Nesta quarta-feira (16), o presidente da França se reuniu com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que também adotou pedidas de prevenção e iniciou quarentena após a divulgação do positivo do colega chefe de governo.

Além disso, na França, também se isolaram o primeiro-ministro, Jean Castex, e o presidente da Assembleia Nacional, o parlamento do país, Richard Ferrand, com quem Macron almoçou nesta terça-feira.

Além disso, o chefe de governo francês presidiu nesta semana encontros do Conselho de Ministros e do Conselho de Defesa, mas o gabinete de Macron informou que nenhum dos participantes está isolado, houve uso de máscara e respeito ao distanciamento.

Na segunda-feira, o presidente ainda acompanhou presencialmente o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de rúgbi, que acontecerá na França, em 2023, e teve reunião com 150 pessoas que fazem parte da Convenção Cidadã sobre o Clima.

A mulher do presidente francês, Brigitte, que foi submetida a teste na terça-feira, que deu resultado negativo, até o momento, não apresenta qualquer sintoma.

Últimas